A realidade virtual pode parecer uma tecnologia futurista, mas já há empresas de turismo que estão experimentando com sucesso com este novo canal para despertar o interesse do consumidor, conforme foi constatado EyeforTravel em seu último relatório ‘onde Há lugar para a realidade virtual no turismo?’. De fato, a realidade virtual espanhola saltou para Portugal, segundo publicou HOSTELTUR notícias de turismo.

Atualmente, o maior uso dessa tecnologia ocorre na loja, onde os consumidores podem testá-lo gratuitamente, de acordo com o relatório. Marcas como Thomas Cook, Flight Centre e Virgin Holidays já o estão fazendo, colocando em valor de seu principal potencial no setor: inspirar os viajantes. Evita, também, ao consumidor os custos associados, na atualidade, com a maioria dos óculos de realidade virtual e seus sistemas de apoio, que podem ser muito caros, com exceção do Google Cardboard e seus imitadores.

Empresas turísticas inovadoras

Flight Centre e Virgin Holidays tiveram tanto sucesso com suas piloto de testes que têm ampliado o número de equipamentos disponíveis em suas lojas. Ambas as companhias, juntamente com Thomas Cook, utilizam os dispositivos de realidade virtual para oferecer aos clientes potenciais tours em seus destinos-chave.

De fato, Thomas Cook nos primeiros três meses com estes dispositivos na loja gerou reservas de voos e de hotel no valor de 12.000 libras (13.650 euros) no Reino Unido e na Alemanha, contabilizando 40% de retorno de investimento. Além disso, ocorreu um aumento de 180% na receita de excursões em Nova York, demonstrando desta forma que a visualização de tours e atividades a realidade virtual pode desempenhar o seu papel mais poderoso em turismo.

Mas não são apenas os operadores estão inovando esta tecnologia, já que hotéis e companhias aéreas também aparecem no relatório por usá-la com novos propósitos de marketing. Em 2015, a Marriott International e Shangri-La Hotels anunciaram seus serviços de realidade virtual da mão-de-Samsung Gear, que permitiam aos hóspedes tomar prestados os fones de ouvido e experimentar o ambiente virtual. Best Western ido um passo além, criando Best Western Virtual Reality Experience, de forma a que os utilizadores podem desfrutar de um tour de realidade virtual em quase 2.000 de seus hotéis.